Inmetro “entrega” novo câmbio para 208 e 2008

Inmetro “entrega” novo câmbio para 208 e 2008

Dupla da Peugeot vai ganhar caixa automática de seis marchas. Frontier, Compass e Fiesta EcoBoost terão novas versões

A última atualização da lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, que afere o consumo de combustível de carros novos à venda no Brasil, “entregou” alguns segredos de lançamentos das montadoras. O mais chamativo deles é o lançamento do tão esperado câmbio automático de seis marchas para a dupla 208 e 2008 da Peugeot.Geralmente, transmissões com maior número de marchas costumam ser mais econômicas. Mas não foi isso que o relatório do Inmetro detectou, pelo menos em relação ao 208. A transmissão com mais marchas mostrou-se mais beberrona em relação à configuração de quatro velocidades na cidade e com etanol no tanque. O consumo com a nova caixa é de 7,7 km/l, contra 8,1 km/l do câmbio antigo. Com gasolina, a diferença é de 11 km/l para 11,7 km/l, respectivamente.

Já na estrada, a nova transmissão apresenta números melhores em comparação ao câmbio de quatro marchas. Com etanol, o consumo é de 9,3 km/l, contra 9,1 km/l. Com gasolina, a diferença é de 13,2 km/l para 13 km/l.

A transmissão de seis marchas é a mesma que passou a equipar o Citroën C3 e será disponibilizada nas versões Allure e Griffe do 208 e 2008 equipados com motor 1.6.

NOVAS VERSÕES

O relatório do Inmetro revelou ainda novas versões para três modelos. A picape Frontier, que só é vendida na configuração topo de linha LE, vai ganhar uma opção mais barata, chamada de SE. Ela mantém o motor 2.3 turbodiesel e o câmbio automático de sete marchas.

O mesmo movimento ocorrerá com o Ford Fiesta 1.0 EcoBoost (turbo de três cilindros). Atualmente, ele só é vendido na versão completa SEL, mas vai ganhar uma versão mais em conta, a SE.

Por fim, o Jeep Compass vai disponibilizar uma versão 2.0 flex pareada à transmissão automática de nove velocidades. Até o momento, esta caixa só é oferecida junto ao motor turbodiesel.

x

//
Open chat